Páginas

9.11.11

PSO no bb: MAIS UMA ETAPA DA TERCEIRIZAÇÃO BANCÁRIA

O banco do brasil decidiu, dias atrás, que vai expandir sua Plataforma de Suporte Operacional - PSO. O piloto dessas plataformas foi implantado em São Paulo - Capital - e mais algumas capitais do País. A experiência foi muito ruim para todo mundo - clientes, usuários e bancários que atuam no caixa. Deve ser por isso que o banco decidiu implantá-la em todo o Brasil, pois o que temos hoje no banco é uma gestão de "cabeças de planilha" que só enxergam redução de custos (redução burra) e metas e mais metas impossíveis e sem critérios mercadológicos nenhum.

bb e a ilegalidade como meta

O que podemos observar nas gestões do bb nos últimos anos é a ilegalidade como meta.

O bb na sua perseguição burra da redução de custos, fez um plano de desligamento funcional que causou um prejuízo de quase 1 bilhão e que lhe trouxe uma perda de mais de 7 mil funcionários de carreira altamente treinados e qualificados com investimento do próprio banco. Fez um plano de desligamento pensando em pouco mais de 2 mil pessoas e perdeu grande parte de seu conhecimento gerencial e administrativo - aliás, perdeu para o mercado concorrente.

O bb tem uma reestruturação permanente que foi acelerada de 2007 adiante e que, na primeira etapa, parou de pagar todas as substituições de funções e exigiu que os funcionários exerçam atividades com desvio de função desde então. São milhões e milhões de reais em passivo trabalhista sendo acumulado a cada dia que funcionários exercem funções acima de suas alçadas e não recebem por elas.

O bb vem terceirizando paulatinamente as atividades-fim como processamento de envelopes de depósitos, operações que envolvem crédito e cadastro dos clientes em conta corrente, cartões de crédito, seguros e outras operações bancárias.

O bb tem um projeto de ser um banco que opere apenas como loja de serviços para clientes de alta renda. Para isso usa eufemismos para justificar suas terceirizações ilegais como "rentabilizar" os clientes das classes C, D e E.

Objetivo do bb é terceirizar os serviços dos caixas e escriturários

O bb sempre buscou desorganizar a vanguarda do movimento dos trabalhadores - os escriturários e caixas. É só pesquisar ao longo da história que veremos que o banco já tentou de tudo para se ver livre dos caixas das agências.

Só na última década, o banco já tentou implantar uma regra "velada", não escrita, a partir de seus administradores estaduais e regionais de que nenhum caixa deveria ser caixa efetivo. A sacanagem era impor uma regra nas agências de que todo mundo era caixa substituto e que eles deveriam rodiziar na função. Com isso, criava uma disputa interna e prejudicava os caixas por não receberem a PLR de caixa e não permitir a eles que tenham uma remuneração estável.

Os sindicatos fizeram forte resistência e conseguimos que o bb voltasse a efetivar mais de 4 mil caixas no Brasil.

A automação bancária é outra mazela para clientes e usuários. O banco diminuiu os caixas das agências e implantou alguns terminais de autoatendimento que "é o caos!". Os clientes ficam em filas intermináveis para "tentar" usar uma máquina, pagam pelo serviço e muitas vezes não conseguem realizar as operações que precisavam.

Os correspondentes bancários são uma das melhores soluções para os bancos e o Capital Financeiro nos anos 2000, pois os caixas executivos nos bancos recebem os direitos da categoria bancária. Já os banqueiros, na busca da redução de custos, se negam a cumprir com suas obrigações de atender clientes e usuários e os mandam para a rede terceirizada, que custa 80% menos que a mão-de-obra bancária, além do problema da falta de segurança para serviços bancários em drogarias, lotéricas, mercados etc.

PSO no bb - os caixas e os serviços de execução não pertencem mais às agências

A etapa atual da extinção dos caixas e de qualquer serviço bancário nas agências é a implantação das plataformas de serviços operacionais.

O banco tem como objetivo terceirizar esses serviços. A desculpa de falar que os caixas continuarão existindo é uma etapa como todas as etapas das reestruturações capitalistas. O banco está dizendo que criará funções comissionadas de gerenciamento nas PSO. Isso também é uma etapa da terceirização.

O "bb do futuro" pensado pelo conselho diretor atual é ser um banco com agências que vendem produtos financeiros para a alta renda e empresas. Só! O restante dos serviços de banking devem ser feitos em redes "de apoio" e terceirizadas a baixíssimo custo e sem movimento sindical organizado para encarecer os "custos" com funcionalismo.

A retirada dos caixas das dotações e da vida das agências é uma estratégia de política antisindical e contra a organização dos trabalhadores. Parte dos administradores da cúpula do banco sempre detestaram os caixas, pois eles exercem um papel de vanguarda juntamente com os escriturários na hora de se organizarem contra as imposições maléficas do banco e nas campanhas salariais e de lutas por direitos coletivos.

BANCÁRIOS DEVEM COMBATER A IMPLANTAÇÃO DA PSO no bb

Os bancários do bb devem combater e não permitir que o banco mude nessas próximas semanas a vida de milhares de escriturários e caixas, retirando todos eles das dotações das agências.

Devemos lutar e nos mobilizar para reverter essa etapa de reestruturação que transforma agência em loja de produtos financeiros e cria prefixos que contenham caixas flutuantes, caixas viajantes, que muitas vezes não conseguem parar em lugar fixo por muito tempo. A PSO é uma nova tentativa do bb de implantar o "suporte zero", que nos anos 90 foi feito com os CESECs e depois desfeitos porque o banco virou o caos.

O projeto piloto em duas regiões de São Paulo foi e é muito ruim. Ser caixa se tornou algo tão ruim que quem foi para a PSO como caixa e viu o que é aquilo não quis mais ser caixa. O bb está inclusive mandando novos bancários diretamente da posse para a PSO pois assim é mais fácil convencer alguém que precise passar dois anos no mesmo prefixo a aceitar ir para o caixa.

A PSO desestrutura completamente as agências e prejudica além dos próprios caixas, escriturários e gerentes de atendimento, prejudica também o bom andamento das agências. No sistema atual, o administrador tem o controle da agência. Se aumenta a demanda de serviço no caixa, um escriturário pode abrir caixa e receber a comissão. Na PSO em uma região com 5 agências, por exemplo, na eventualidade de movimento muito maior que o normal, o administrador das agências não têm o que fazer, pois ele não tem controle sobre parte de sua própria dependência. O administrador perde a capacidade de administrar os "picos" e "vales" no atendimento.


VAMOS NOS ORGANIZAR ATRAVÉS DE NOSSOS SINDICATOS, FEDERAÇÕES E DA CONTRAF-CUT E DIZER AO BANCO QUE QUEREMOS MAIS BANCÁRIOS NAS AGÊNCIAS, COM DOTAÇÕES ADEQUADAS E EQUIPES COMPLETAS PARA ATENDER CLIENTES E POPULAÇÃO.

8 comentários:

Mateus disse...

Eu sabia! E agora, o que podemos fazer? Em SP já estão ameaçando o corte de pelo menos 45 caixas...

Débora Fonseca disse...

Isso sem nem comentar que eles reduziram o número de caixas em praticamente todas as agências, ou seja vários colegas que eram ciaxas a anos deixaram de receber a gratificação. Na minha agência foram 3 prejudicados...

William Mendes disse...

Olá colegas!

Nós decidimos em SP que vamos organizar plenárias nas várias regionais do Sindicato nos dias 17 e 23 de novembro para que os bancários participem e nos ajudem a combater essa implantação da PSO em toda a base e no País.

Queremos a interrupção do projeto, mas para isso precisaremos de mobilização para conseguir negociar.

Também levei o tema para a comissão de empresa da Contraf-CUT e vamos buscar fazer o enfrentamento de forma nacional com sindicatos de vários estados.

Avise aos colegas e vamos organizar boas plenárias.

Saudações de luta, William

Anônimo disse...

Desde o inicio do governo do PT tenho escrito aqui, e em outros locais da internete, que o Banco do Brasil já não pertence ao povo comum, que dele necessita. É o banco do RICO, que não paga tarifas, obtem empréstimos a juros baixos, é tratado como um rei, babado, acariciado. Tem direitos exorbitantes e acesso a tudo na hora que quer, gerentes submissos. Enquanto issso o homem comum paga as maiores taxas de juros do mundo, tarifas, é mal tratado, fica horas em filas. Para ele tudo é difícil (se não impossível...).O PDV do PT foi um grande erro, o início da privarizaçao do atendimento e de outras áreas, como os envelopes. O BB 2.o! Perdeu muitos funcionários qualificados, desmotivou e desencantou outros, que acordaram no pesadelo. Os "de cima", segundo corre, ganharam milhões de indenização, os de baixo abriram mão do emprego e ficaram com uma aposentadoria miserável. Desde então se havia alguma crença, ela morreu. Mas leio, com satisfação, que o movimento sindical (enfim!) parece ter aberto os olhos sobre o governo do PT no BB/CEF/BNB/ Petrobras. Só não é igual ao PSDB pq está fazendo "pelas beiradas", a "boca miuda". Se é pros ricos, um dia vão perguntar, pq empresa/banco público? VENDAM e destruam a PREVI, CASSI, etc. O mentiroso "excedente da PREVI" nunca foi realmente explicado, dinheiro apenas para inflar lucro e pagar os juros internos. A ingenuidade de vcs é tamanha que as votações são pelo SISBB, sem auditagem (impossível...) e sempre favorável ao governo(?). Com o PT as empresas públicas (para a felicidade do "mercado") são usadas apenas para o superavite fiscal, e o povo/funcionários que se fod...! É o GOVERNO do PT, não esquecam! Próximo ano tem eleição...Vamos mostrar que sabemos dizer NÃO?

William Mendes disse...

Olá colega, como vai?

Concordo com a maior parte do que você descreveu em seu texto.

Só não endosso a questão de dizer "não" ao PT nas eleições para parlamentos e executivos. Sou cidadão também. Defendo a reforma partidária que fortaleça partidos e programas e listas fechadas com financiamento público exclusivo de campanha.

EU NÃO VOTO EM PARTIDOS DE DIREITA E DE ELITE. Também não voto em partidos que se dizem de esquerda e não têm característica alguma de democracia interna (só retórica).

Resta-me brigar para ter democracia partidária no PT e termos os melhores programas e candidatos nos pleitos da democracia do país.

Abraços, William Mendes

Mateus disse...

Prezado William,

Gostaria de saber se vc tem informações sobre a PSO aqui na região da Super SP Capital?
As informações que estão rolando, é que tem um excedente (que ridiculo) de ao menos 45 caixas e que esses seriam descomissionados, além disso os "escolhidos" seriam com base em quem fez greve e em quem não fez. As agências tem até o final desse mês para informar quem vai e quem não vai e já nos avisaram: "dos 4 caixas, só três vão". E agora???

William Mendes disse...

Olá Mateus!

Nós também estamos correndo atrás de informações, pois o bb e sua gestão desrespeitam o Sindicato da mesma forma que desrespeitam os bancários.

Por favor, peça ao máximo possível de colegas que compareçam às plenárias que faremos nos dias 17 e 23 deste mês para tratar deste tema.

Eu estarei em Brasília e não sei se chegarei a tempo, mas os companheiros Hildo e ronaldo, da região Paulista, e demais diretores do Sindicato estarão nas plenárias.

Abraços, William Mendes

Anônimo disse...

Anonimo;

Além dos PSOs o banco ainda comete a maior irregularidade com relação as vendas.Simplesmente eles criaram um sistema onde o funcionário não recebe comissão pelos produtos vendidos dentro das agências. A Brasilprev,Brasilcap e outras coligadas simplesmente ignoram desrespeitando a lei trabalista. Vendedor deve ganhar comissão por aquilo que vende...