Páginas

14.3.15

Gestão Cassi nas bases - Semana de luta em DF, RJ, SP





Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Ao final desta sexta-feira, 13, estive tão cansado que só foi possível escrever neste sábado à noite.

A semana de gestão e luta pela nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil foi extenuante. Devo ter dormido menos de 5 horas por dia.

Nesta sexta-feira, estivemos o dia todo no Encontro de Saúde convocado pelos dirigentes eleitos da Cassi e organizado pela Contraf-CUT. O evento ocorreu na sede da Afabb SP e contou com dezenas de participantes representando entidades sindicais, associações, conselhos de usuários e demais representações do funcionalismo do BB.

Em primeiro lugar agradecemos de coração a participação e o envolvimento de todos e todas, e cito de forma geral a Contraf-CUT e entidades filiadas, a Aafbb, a Anabb, a Apabb, a AABB SP e a Contec e seus filiados, bem como um agradecimento especial para a Afabb que foi nossa anfitriã.

Os eleitos fizeram um grande esforço em estar presentes e tivemos algumas ausências por motivos de saúde e agendas já programadas.

Agradeço a boa participação dos dirigentes do BB do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, local de origem de minha militância e onde dediquei boa parte de minha vida à organização e luta dos trabalhadores.

Outro agradecimento especial é para o nosso pessoal da Cassi, porque temos tido muito apoio e trabalho árduo de nossos profissionais da Caixa de Assistência nestes momentos de busca de solução para o equilíbrio orçamentário e a volta do funcionamento administrativo normal no cotidiano. Tivemos a presença de vários gerentes executivos de nossas áreas da sede, nossos assessores e nossos gerentes de unidades, o Mário Jorge, de SP e a Adriana Franck que veio do RJ para participar do encontro. Obrigado pessoal.

A participação dos sindicatos de diversas regiões do país foi muito importante porque estamos construindo uma grande unidade de luta em prol da Cassi com as entidades da ativa e dos aposentados.


Eu e Mirian na apresentação na Afabb SP em 13/03.
Foto do Seeb SP (João ou Júnior)

OBJETIVOS DO ENCONTRO EM SP

Iniciamos o ano de 2015 buscando envolver o conjunto das entidades representativas para mobilizar e organizar os participantes da ativa e aposentados para conquistarmos negociações com o Banco do Brasil para encontrarmos solução para o déficit do Plano de Associados (que há uma década enfrenta questões de equilíbrio) e para aprofundar o modelo do Sistema de Serviços de Saúde da Caixa de Assistência. 

Nós eleitos, após estudos sobre os motivos da crise sistêmica na saúde, temos um diagnóstico que nos dá a convicção de que somente com a extensão da Atenção Integral à Saúde para o conjunto dos participantes (Plano Associados e Planos Cassi Família) será possível dar maior perenidade à entidade por meio de um Sistema de Gestão Integrada.

Nós gestores eleitos e representantes do corpo social fizemos uma apresentação para situarmos os participantes do encontro sobre os problemas que o setor nacional de saúde está enfrentando, demos um panorama sobre os usuários de planos de saúde no Brasil (50 milhões) e na Unidas, dos planos de autogestão (5,7 milhões). Também apresentamos vários dados da Cassi para uniformizar as informações com as lideranças e entidades representativas.

É importante frisar o quanto estamos nos esforçando para construir unidade na luta em defesa da Cassi com as mais diversas entidades e lideranças do funcionalismo. Fizemos outro encontro em fevereiro, na AABB DF, que contou com o apoio da Anabb na organização, que gerou um relatório que contém um resumo das questões envolvidas no debate do custeio da Cassi, os problemas da Caixa gerados pelo Banco do Brasil e as propostas dos eleitos. Também tem sugestões e opiniões de diversas lideranças nacionais.

O documento que produzimos no encontro em fevereiro segue como boa referência. Ele está disponível no site da Anabb, da Aafbb, aqui no blog (leia) e é importante que todos os interessados leiam.


SUGESTÕES DO ENCONTRO DE SP

A Contraf-CUT e as demais entidades nacionais presentes, bem como as falas das lideranças no encontro, reforçaram a sugestão da Comissão de Empresa de buscar mesa de negociação com o Banco do Brasil o mais breve possível para iniciar as discussões porque o desequilíbrio financeiro precisa de solução mais rápida para que os projetos estruturantes que aprofundam o modelo de saúde possam ser trabalhados.

Este é um relato sucinto e não exaustivo do encontro.


REUNIÃO DA AAFBB NO RJ

Na quarta-feira 11 estive na reunião dos dirigentes da Aafbb, ocorrida em Xerén RJ. Tivemos a felicidade de debater com um grande público de representantes da Aafbb.

Agradeço o convite feito por Célia e Loreni e o custeio de minha ida para debater e dar as informações da melhor forma possível para nossas lideranças da AAFBB.

Agradeço também, mais uma vez, o apoio de nossa gerente da Unidade RJ. Adriana Franck. Esteve também conosco o coordenador do Conselho de Usuários do RJ, Douglas.

Trabalhamos com a mesma apresentação e tivemos um excelente e respeitoso debate sobre a nossa Caixa de Assistência, os problemas e as possíveis soluções e temos conseguido agregar um sentimento de unidade entre todos nós associados da ativa e aposentados para enfrentar mais esse momento que a Cassi busca encontrar seu equilíbrio e sustentabilidade e com o objetivo de manter e aumentar os direitos em saúde para a comunidade do funcionalismo do BB

É isso! Vamos descansar neste domingo...


William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Post Scriptum:

Todas as despesas de passagens, táxis, hospedagem e alimentação desta semana de luta pela Cassi foram custeadas por mim (a ida para o encontro de SP) e pela Aafbb (a ida para a reunião do RJ).

Nenhum comentário: