Páginas

28.3.16

Cassi acerta parcerias em defesa da saúde no DF


Agenda de parcerias em benefício da saúde reuniu a Cassi,
Super, Gepes, Sesmt e Sindicato no Distrito Federal em 28/3/16.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Iniciamos mais uma semana de trabalho buscando fortalecer a nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do BB e ampliando a parceria para cumprirmos a missão de nossa entidade de saúde em promover saúde, prevenir doenças, reabilitar e recuperar a saúde de nossos participantes.

No planejamento estratégico de nossa Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, realizado no final de 2015 e pensando a programação de nossa atuação na área de saúde nos anos de 2016, 2017 e 2018, definimos o papel central da Cassi em ampliar as parcerias com as entidades da Comunidade Banco do Brasil, melhorar o nível de pertencimento de nossos associados através de informações mais qualificadas no dia a dia da entidade, e ampliar a cobertura do modelo assistencial da Cassi de Atenção Integral à Saúde, que em nossa entidade é organizado a partir da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Os objetivos de nossa Caixa de Assistência só terão melhor perspectiva de sucesso, em meio a tantas crises como a do mercado de saúde, crise política e econômica no país e a própria questão do déficit no Plano de Associados, se aumentarmos a participação social e o grau de informação correta sobre a Cassi.

Reunião com o Conselho de Usuários
da Cassi DF em 21/3/16.

Após atuarmos desde junho de 2014, quando começamos nosso mandato, para aproximar as entidades representativas do funcionalismo do dia a dia das Unidades Cassi nos Estados, porque é na ponta que os problemas estão e a busca de solução em saúde também, agora estamos buscando parcerias com o nosso patrocinador Banco do Brasil em cada Unidade da Federação porque podemos fazer diversas ações conjuntas em prol da promoção de saúde, prevenção de doenças e informar melhor os mais de cem mil funcionários da ativa sobre como a Cassi atua e a melhor forma de utilizar a Caixa de Assistência para gozar dos direitos em saúde conquistados ao longo de décadas de lutas.

Após fecharmos parcerias de trabalho e agenda de saúde nos Estados de São Paulo, Amapá, Rondônia, Rio de Janeiro e Minas Gerais neste início de ano, hoje completamos a agenda no Distrito Federal. Na semana passada já havíamos conversado com o Conselho de Usuários da Cassi DF e hoje nos reunimos com a Superintendência, com a Gepes, com o Sesmt e com o Sindicato dos Bancários de Brasília.


Reunião com equipe de gestores da Unidade Cassi DF, que foi precedida de
reunião com os funcionários da Cassi. O Diretor de Saúde não cansa de afirmar
que os funcionários da Cassi são um de seus maiores patrimônios e precisam
ser valorizados porque cuidam da vida de mais de 700 mil usuários.

Tod@s terão uma agenda de trabalho voltada para a ampliação da promoção de saúde e para a prevenção, melhorando o nível de informação no Distrito Federal. Matérias de saúde e informativas sobre algum problema local ou campanha de saúde serão partilhadas nos canais do Banco e também publicadas no Sindicato.

São boas as perspectivas de uma agenda positiva para a saúde dos bancários e as parcerias podem trazer bons resultados ao longo do ano de 2016. 

O setor de saúde brasileiro passa por grave crise com falências de planos de saúde tradicionais e com falta de rede credenciada em diversas especialidades por questões inclusive do mercado privado. 

Há fatores externos como legislação, interesses comerciais e custo altíssimo por parte dos prestadores de serviços de saúde que estão afetando fortemente os planos de saúde e seus usuários, principalmente os de autogestão como a Cassi. Além de temas no setor como judicialização e questões de fornecimento de OPMEs que já foram fruto até de CPI devido às fraudes na oferta de materiais como órteses, próteses e demais materiais especiais. 

Envolver a Comunidade BB que é dona da Cassi é a melhor forma de encontrar soluções em saúde e preservar a nossa entidade com melhor perspectiva de sustentabilidade.

A Diretoria de Saúde manterá uma agenda de visitas a todos os Estados para cumprir a missão da Cassi de promover saúde, prevenir doenças, reabilitar e recuperar a saúde de seus participantes, e a parceria tanto com o Banco quanto com as entidades representativas da ativa e aposentados é algo que efetivamente pode contribuir para a ideia do "Bom Pra Todos".


William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)

Nenhum comentário: