Páginas

2.6.16

Agenda no RJ para fortalecer parceria com Aafbb e aposentados


Reunião com direção da Aafbb.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Cumprimos agenda de trabalho nesta quarta e quinta-feira no Rio de Janeiro. Em nossa estada, pudemos reforçar nossa parceria com entidades representativas dos associados, estivemos em evento na Previ e numa agenda de trabalho sobre Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP). Aproveitamos também para fazer reunião com nossa equipe gestora da Unidade Cassi RJ.

Reunião com a direção da Aafbb

Nesta quinta-feira 2, estivemos reunidos com a direção da Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil, a importante entidade nacional de representação de nossos aposentados e pensionistas e parceira na composição de nossa chapa eleita em 2014 nas eleições da Cassi.

No encontro com a direção, pudemos fazer um retrospecto de nosso trabalho à frente da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, reafirmamos o nosso compromisso com os princípios que nortearam a nossa chapa e os nossos programas eleitos, onde a defesa do modelo de custeio mutualista intergeracional e solidário no Plano de Associados é fundamental para a manutenção dos direitos em saúde dos ativos e dos aposentados.

Também reforçamos a importância cada vez maior de ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Modelo de Atenção Integral à Saúde, modelo definido e aprovado na Reforma Estatutária de 1996 para atuar com foco na promoção de saúde e prevenção de doenças em nossa população de funcionários e familiares. 

O modelo integrado com atenção primária, secundária e terciária começou sua implantação no início dos anos dois mil e é fundamental avançar em eixos estratégicos do modelo que ainda não estão em funcionamento como ter uma rede referenciada parceira de especialistas para demanda orientada a partir da Cassi, ter o conjunto da população dos planos mapeada e acompanhada ao longo de sua vida. O modelo integrado é o que tem de mais exitoso nos sistemas de serviços de saúde no mundo.

Depois pudemos debater um pouco sobre a importância da volta imediata das mesas de negociação entre os dois patrocinadores do Plano de Associados - o Banco do Brasil e o Corpo Social. Já procuramos a Contraf-CUT para tratar deste tema e também já contatamos o Banco falando da necessidade de retomada das negociações e de uma agenda dedicada na busca de uma proposta consensual para alcançar o equilíbrio e sustentabilidade do plano de saúde dos funcionários, de maneira que não haja perda de direitos em saúde.

Ao final de nosso dia de trabalho nesta quinta, pudemos trabalhar na Unidade Cassi RJ onde tivemos a oportunidade de nos reunir com nossa equipe gerencial. Esta visita às unidades é sempre muito proveitosa para aproximar a direção de nossa entidade de saúde do corpo de funcionários da Cassi e para contato com problemas existentes e experiências exitosas nas gestões locais.

Agenda de contato com diversas representações de entidades dos associados da Cassi

Na quarta-feira, tivemos uma reunião de trabalho com um representante da área da saúde no setor público que lida com gestão e administração de atenção primária e prontuário eletrônico do paciente (PEP). O tema é importante para a Cassi que também estuda modelos de PEP e desenvolve ferramentas próprias para termos dados a respeito de Atenção Primária e controle epidemiológico de populações cuidadas.

Na manhã da quarta, aproveitamos os dois dias que teríamos de trabalho no Rio para prestigiar a posse dos dirigentes eleitos de nossa Caixa de Previdência (Previ). O processo democrático terminou na semana passada e a Chapa vitoriosa "Compromisso com Associados" foi a liderada pelo companheiro Marcel e composta por diversas lideranças dos trabalhadores, com as quais tive a oportunidade de trabalhar e atuar na luta sindical.

Encerro a postagem agradecendo mais uma vez o apoio político e logístico que o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região tem nos dado para exercermos o nosso mandato em momento difícil de nossa entidade de saúde, que está com orçamento contingenciado desde o ano passado. Compartilhando da importância que damos nas visitas às bases sociais dos associados da Cassi, O Sindicato patrocinou passagens e hospedagem desta agenda no RJ, limitando meus gastos pessoais aos táxis e refeições.

Abraços a tod@s os meus pares da classe trabalhadora.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)

2 comentários:

Unknown disse...

Admirável o seu incansável trabalho, digno do nosso reconhecimento. Marcante o seu sentimento de coletividade, mostrando-nos que é através da união de esforços que encontraremos o melhor caminho para a nossa CASSI. Paabéns.

William Mendes disse...

Grande Adolpho, como vai meu amigo? Estar junto dos nossos associados e de nossas entidades representativas nos dá uma energia grande pra continuar os trabalhos em defesa da nossa Cassi e dos associados. Sabemos que nadamos contra as correntes hegemônicas, é mais difícil avançar nas braçadas, mas a cada avanço, a satisfação é revigorante.

Um fraterno abraço a você e aos nossos colegas da AAFBB.

William