Páginas

1.2.17

Cassi - Diretor de Saúde se reúne com o Conselho de Usuários (DF)



Diretor de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários da Cassi DF.

Olá prezad@s participantes da Cassi e companheir@s de lutas,

Nesta quarta 1º de fevereiro tivemos a oportunidade de nos reunir com os conselheiros e conselheiras de usuários da Cassi DF. Pudemos prestar contas do mandato e das estratégias que estamos desenvolvendo para fortalecer o Modelo de Atenção Integral à Saúde, a Estratégia Saúde da Família (ESF) e a Atenção Primária (APS), as CliniCassi, a participação social, a solidariedade e a sustentabilidade da Caixa de Assistência.

Na reunião pudemos apresentar as nossas opiniões sobre vários temas, esclarecer dúvidas dos conselheir@s e ouvir muitas sugestões em prol da Cassi, dos Conselho de Usuários e dos associados.

Atualizamos as informações relativas aos encaminhamentos ocorridos após a assinatura do Memorando de Entendimento e da consulta ao Corpo Social realizada em 2016. Falamos dos ritos formais na governança da Cassi, do início do período de vigência do Acordo (2017/19), com a Cassi recebendo receitas extraordinárias no Plano de Associados por parte dos dois patrocinadores - Associados e Banco do Brasil - e demos nossas opiniões e posições sobre várias questões como gestor eleito da área de saúde da Cassi e responsável pelas unidades administrativas nos Estados/DF e de atendimento à saúde - as CliniCassi.

Também demos informações a respeito de temas relativos aos Conselhos de Usuários e do empenho de nossa Diretoria e dos demais eleitos para realizarmos o Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários neste ano de 2017. Somos grandes defensores e apoiadores deste voluntariado da comunidade BB.

Por fim, demos informes de estratégias que iremos adotar neste ano para ampliar o conhecimento do corpo social a respeito do Modelo Assistencial da Cassi, a promoção de saúde e prevenção de doenças, a Estratégia Saúde da Família e teremos, também, muito foco em fortalecer a cultura de pertencimento em relação à Caixa de Assistência e ao modelo de Atenção Primária de nossa entidade.

Anotamos diversas sugestões das lideranças e sempre levamos muito a sério essa parceira da Diretoria de Saúde com os Conselhos de Usuários.

Vários temas debatidos são muito pertinentes como, por exemplo:

- o pedido de melhoria dos veículos de comunicação da Cassi; 
- o fortalecimento da participação social na Cassi;
- os Conselhos de Usuários serem mais acionados pela gestão da Cassi e das entidades representativas do funcionalismo;
- avaliar possibilidades de haver um encontro ou conferência nacional de saúde;
- haver uma coordenação ou integração nacional dos Conselhos de Usuários;
- preocupações sobre a sustentabilidade da Cassi após o início dos efeitos do Memorando de Entendimento e  do Acordo entre BB e entidades representativas;
- a necessidade permanente de envolver os participantes nas questões da Caixa de Assistência etc.

Enfim, fiquei muito feliz por iniciar o nosso ano de trabalho já estando com a base social da Cassi. Nosso compromisso é manter o esforço que temos feito em estar próximos aos Conselhos e entidades representativas e informar tudo o que for possível sobre a nossa Cassi.

Abraços,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mantado 2014/18)

Nenhum comentário: