Páginas

4.5.17

Apresentação do Convênio Cassi/BB reúne entidades da mesa de negociação


(reprodução de matéria da Contraf-CUT, uma das entidades da mesa de negociação Cassi e BB)

Reunião entre A Cassi, o Banco do Brasil e as entidades
representativas dos associados da Cassi. Foto: Guina Ferraz.

Reunião foi oportunidade para prestar esclarecimentos sobre o Convênio de Cooperação Técnica

04/05/2017


Foi realizada, pela Cassi, nesta quarta-feira (03/05), a segunda reunião de prestação de informações relativas ao andamento dos trabalhos e à implementação das propostas e projetos acordados, de acordo com o item 4 do Memorando de Entendimentos, firmado em 21/10/2016, entre o Banco do Brasil e as entidades representativas do funcionalismo do BB.

O acordo, firmado entre a Cassi e BB, foi apresentado na íntegra do Convênio de Cooperação Técnica, n° 007/7088, de 07/12/2016, e formaliza os repasses dos valores previstos no Memorando via ressarcimento de serviços. A apresentação do inteiro teor do Convênio de Cooperação Técnica foi demanda das Entidades na primeira mesa de prestação de contas, realizada em 08 de março.

O Convênio de Cooperação Técnica BB e Cassi especificou os prazos e condições previstas no acordo bem como os programas que serão ressarcidos, tais como: Despesas de Programas vigentes como Atenção Domiciliar (PAD); Assistência Farmacêutica (PAF); Coberturas especiais e estrutura própria (CliniCassi), vinculadas ao Plano Associados para ativos, aposentados, pensionistas e dependentes.

A reunião foi uma oportunidade para solicitar esclarecimentos sobre o Convênio de Cooperação Técnica e também sobre o andamento do cronograma de execução das demais ações contempladas no Memorando, negociado entre as Entidades e o Banco do Brasil. (acesse AQUI o memorando)

O encontro contou com a presença da Diretoria Executiva da Cassi, membros do Conselho Deliberativo, representantes do Banco do Brasil e técnicos da Cassi.

Após conhecimento da integralidade do Convênio de Cooperação Técnica, as Entidades Signatárias do Memorando de Entendimentos, que participaram da Mesa de Negociações da Cassi, certificaram que o seu conteúdo está de acordo com o Memorando assinado e o acompanhamento da execução tem sido feito pela Governança da Cassi, com as prestações de contas às entidades, ao Corpo Social, ou a qualquer tempo com solicitação de reuniões extraordinárias das entidades se necessário.

Para maior transparência, a Cassi informou que criou um hot site no seu portal na web para informações sobre o cronograma, andamento das execuções previstas no Memorando, incluindo as prestações de contas para as entidades.

O hot site pode acessado no endereço:



Fonte: Contraf-CUT


Post Scriptum:

Olá prezados associados da Cassi, participantes e lideranças dos associados, a reunião no dia de ontem (03/5/17) na sede da Cassi foi muito positiva. Tiramos as dúvidas das entidades representativas dos trabalhadores e associados signatários do Memorando de Entendimentos.
Eu reforcei a minha opinião de que uma das questões mais importantes nestes próximos anos, durante o período de vigência do Acordo (dez/2016 a dez/2019), construído após quase dois anos de lutas pelos direitos em saúde entre nós associados e o patrocinador-patrão Banco do Brasil, foi manter de forma permanente a mesa negocial entre as entidades Contraf-CUT, Contec, Aafbb, Anabb e Faabb, com apoio dos dirigentes eleitos pelos associados na Cassi.
Temos que fortalecer a democracia na Cassi e demais entidades dos trabalhadores do Banco do Brasil e uma das formas de fazermos isso é fortalecer a representação das entidades dos trabalhadores. Quando saímos de dentro da governança da Cassi em novembro de 2014 e fomos procurar as entidades sindicais da Contraf-CUT para pedir apoio para construir calendário de mobilização, unidade e mesa de negociação sobre a Cassi, tínhamos convicção que a melhor forma de discutir em pé de igualdade o déficit do Plano de Associados da Cassi com o patrão era através das entidades dos trabalhadores. Fomos exitosos! Saímos de duas propostas do patrão sem nenhum recurso dele e fechamos acordo com o Banco do Brasil colocando quase 1 bilhão de recurso extra na Cassi.
Neste período de vigência do Memorando de Entendimentos temos que apostar e confiar na Unidade das entidades para cobrarmos qualquer questão que acharmos relevante quando o tema for Cassi e os direitos em saúde dos associados e participantes. Eu acredito nisso como diretor eleito pelos associados. Por isso busquei apoio nas entidades e nos associados para chegar a outra proposta que não fosse semelhante às duas primeiras que o Banco fez (em 2014 e 2015). Os direitos dos associados seguem em risco entre 2017 e 2019, mas devo apostar na unidade das entidades dos associados. para ampliar o modelo de saúde da Cassi e não abrirmos mão de nenhum direito dos associados.
William Mendes

Nenhum comentário: