Páginas

23.2.18

Chapa 1 - Em Defesa da Cassi (Em Brasília)




Lutar contra as resoluções CGPAR, pela manutenção dos direitos em saúde dos associados, pela solidariedade na Cassi e pela manutenção do poder paritário na governança


Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.

A agenda de campanha da Chapa 1 - Em Defesa da Cassi nesta quinta 22 e sexta 23 foi em Brasília (DF). Tanto eu, candidato a Diretor de Saúde, quanto o Amaral, candidato ao Conselho Deliberativo, estivemos conversando com os trabalhadores do Banco do Brasil em diversos prédios.

Já deixamos nossa gratidão aos diversos companheir@s do Sindicato e lideranças do movimento de saúde que nos acompanharam nesses dois dias. Também agradecemos a recepção que tivemos nos locais de trabalho. 

O exercício da solidariedade e da democracia, do espírito coletivo e da organização social têm na comunidade dos funcionários do BB uma pedra angular. É para resgatar e fortalecer esses princípios que estamos conclamando os colegas a se envolverem nas discussões sobre as eleições de nossa Caixa de Assistência.

Após apresentar os componentes da Chapa 1, destacamos eixos de propostas para a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi e compromissos políticos e estratégicos para atuar de forma unitária EM DEFESA DA CASSI.

Nossos materiais com as propostas estarão disponíveis nos próximos dias e devem chegar para os bancários de diferentes maneiras. As eleições ocorrem entre os dias 16 e 28 de março.

Nas reuniões com os trabalhadores fazemos também uma leitura de cenário com as principais ameaças e desafios a serem superados pelos associados de planos de saúde de autogestão no próximo período:

- Resoluções 22 e 23 do governo federal através da CGPAR que favorecem empresas e patrões em prejuízo dos trabalhadores, inviabilizam as autogestões e desrespeitam convenções e acordos firmados entre empresas públicas e seus trabalhadores, e que, na nossa opinião, são absurdas, ilegais e devem ser combatidas. Os gastos com saúde vão dobrar, triplicar e, em muitos casos, trabalhadores deixarão de ter acesso a assistência à saúde suplementar.

- Manutenção da solidariedade no sistema de saúde Cassi, defesa dos direitos em saúde dos trabalhadores e defesa intransigente dos direitos de governança dos associados na Caixa de Assistência. Tanto o patrocinador Banco do Brasil quanto o governo de plantão querem tirar os verdadeiros donos das autogestões, os trabalhadores, da gestão. Vamos lutar contra isso! E precisamos de todos juntos EM DEFESA DA CASSI, os associados, as entidades sindicais, associativas e as forças políticas que atuam no movimento bancário.

Uma coisa fantástica no contato com os associados é podermos interagir, tirar dúvidas, ouvir críticas, sugestões, levar informações que eles não conheciam. Eu faço isso desde que cheguei eleito a Cassi e essa parte - transparência e participação social - de nosso mandato que se encerra em maio é a que mais valeu a pena.

É isso! Não vou me alongar muito. Preciso dormir um pouco para repor as energias e seguir dialogando com os associados e levando nossas bandeiras de lutas EM DEFESA DA CASSI.

Na quinta 22 à noite, participamos de uma excelente plenária no Sindicato dos Bancários de Brasília sobre as resoluções da CGPAR que ferem de morte os planos de autogestão. Depois publicaremos a matéria sobre o encontro.

William Mendes

Nenhum comentário: