Páginas

14.3.18

Eleições Cassi - Chapa 1 está incomodando aqueles que atuam contra associados e trabalhadores (que bom!)





"Incomodo (patrões e apaniguados), logo existo!"

Olá prezad@s associados da Cassi e companheir@s de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores.

A Cassi está em processo de consulta ao corpo social para renovação de parte da sua Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. As eleições começam nesta sexta-feira 16 e vão até 28 de março. É a única autogestão das estatais federais onde os trabalhadores associados têm poder na governança e vetam, impedem, que patrão e seus representantes façam o que bem entendam com os direitos dos trabalhadores. Isso incomoda muito o patronato!

"Incomodo, logo existo!" - esse foi meu lema de representante dos bancários desde a primeira vez que fui eleito para defender direitos de trabalhadores.

Estou terminando o mandato eletivo em nome dos associados da Caixa de Assistência na Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento de nossa autogestão. Esta diretoria é responsável pelas políticas e programas de saúde da Cassi, pela gestão das unidades regionais Cassi e de atendimento em saúde CliniCassi e também pela relação com os Conselhos de Usuários e fortalecimento da participação social. 

---------------------------------------------------
O mandato fortaleceu a ESF e ampliou a cobertura do programa em 22 mil vidas (mesmo sem investimento novo). Fez o Banco colocar 850 milhões na Cassi (contra sua vontade) e fortaleceu os conselhos de usuários. Os associados não perderam nenhum direito durante a crise de déficit.
---------------------------------------------------

A Cassi e o setor de saúde suplementar estão enfrentando já há alguns anos a maior crise de sustentabilidade e equilíbrio econômico-financeiro da história da saúde brasileira. A Cassi compra serviços de saúde na rede prestadora com custos que crescem entre 13 e 18% ao ano. A receita operacional não acompanha este crescimento porque é baseada em folha de pagamento dos funcionários do BB e dos aposentados. O patrão, Banco do Brasil, é o responsável por reduzir as receitas do Plano de Associados ao congelar salários, reduzir PCS, reestruturar, tirar funções, enxugar o quadro etc. 

O trabalhador associado é a vítima do processo de déficit operacional, ocasionado pelo mercado e pelo Banco do Brasil e nós não aceitamos como eleitos nesses 4 anos nenhuma proposta do patrão que onerasse o trabalhador associado à Cassi e desonerasse ele, patrão BB. Porque não é justo e porque o Banco tem responsabilidades sobre a Cassi. O BB tentou se ver livre dos aposentados e nós enfrentamos e rejeitamos sua proposta. Quis ratear déficits entre associados e nós não permitimos. Quis tirar direitos de governança dos eleitos e nós não deixamos. (o patrão usa de apoios na burocracia para esses ataques aos direitos)

É por isso que não aceitamos quebrar a solidariedade cobrando por dependentes, por idade, por uso, por perfil epidemiológico, franquia de R$ 1.500 nas internações, dobrar coparticipações, reduzir programas de saúde etc. Propostas assim podem trazer centenas de milhões a mais para a Cassi, em prejuízo dos associados e livrando o Banco de sua responsabilidade estatutária de custeio na base de 60/40. Defendemos uma Cassi Para Todos e não somente para os segmentos de rendas mais elevadas (porque no final, as pessoas acabam sendo excluídas por não conseguirem pagar a Cassi e os custos assessórios)


---------------------------------------------------
Estamos concorrendo às eleições pela Chapa 1 Em Defesa da Cassi porque nos tornamos um militante das causas da saúde, do modelo assistencial da Cassi, dos direitos em saúde da comunidade BB e por entender que temos experiência na gestão da Cassi e no enfrentamento ao Banco na defesa dos direitos dos associados que representamos e nossa chapa 1 tem a representatividade da ampla maioria dos sindicatos e entidades de lutas do funcionalismo do BB. Apoio esse fundamental para os desafios que teremos nesse próximo período.
----------------------------------------------------


Já estivemos conversando com os associados de diversas partes do país e fizemos uma campanha limpa, com propostas e sem ataques baixos e de bastidores, e pelo fato de termos feito um mandato muito próximo às bases que representamos (154 agendas de gestão e 64 reuniões com conselhos de usuários) e por conhecermos profundamente as áreas que somos responsáveis na Diretoria de Saúde, temos sido muito bem recebidos e nossas propostas de ampliação do modelo de Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família têm sido muito bem recebidas. 

---------------------------------------------------
O caminho da sustentabilidade sem perdas de direitos é a prevenção e promoção de saúde.
---------------------------------------------------


EX-AUDITOR DA CASSI "AMIGO" DO BANCO SE POSICIONA A FAVOR DA CHAPA 3 E FAZ ILAÇÕES CONTRA A CHAPA 1

Hoje, quarta-feira 14, um sujeito que foi gestor da área de auditoria na Cassi até meados de 2017, entrou nas redes sociais para dizer que apoia a chapa 3 (isso é legítimo) e apresentar ilações a respeito da minha pessoa, se denunciando como o provável autor de carta anônima ridícula e mal escrita (estranhamente, a carta lixo anônima foi aceita para me prejudicar na Cassi, aceita pelos indicados do Banco mais uma pessoa que apoia a mesma chapa 3). A carta lixo acusa o diretor de saúde, eu William Mendes, de não trabalhar, de ser ditador do proletariado, de ser "mal-educado", de viver viajando com recursos da Cassi, de sindicatos e entidades representativas, de ser assediador, que meu assessor não trabalhava, mais um monte de bobagens etc etc. (Eu sou terrível!)

BUROCRATA ACHA QUE PRESTAR CONTAS E IR ÀS BASES FORTALECER A CASSI E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL É "NÃO TRABALHAR"

É interessante! A tese e o conteúdo das "denúncias" de que eu não trabalharia (só às terças...) são as mesmas que ex-diretoras da Cassi haviam "denunciado" alguns meses depois que começamos a trabalhar na Cassi. Também apoiadoras da chapa 3... 

Ao longo do mandato, enquanto eu estava nas Unidades Cassi, com os Conselhos de Usuários, em visitas aos órgãos do Banco (Super e Gepes), com associados e entidades representativas, fortalecendo a ESF e a participação social, achava triste mas engraçado ver burocratas dizendo que um eleito nas bases "não trabalhava".

Esse sujeito ex auditor ficou conhecido dentro da Cassi por enfrentar a minha oposição firme aos seus "relatórios" onde a evidência maior era ser "amigo" do Banco e de suas áreas de gestão na Cassi, fazendo vista grossa a não conformidades, e, pelo contrário, atuando com excessos questionáveis para paralisar áreas dos eleitos na Cassi, prejudicando áreas de atividades fim.

Assim como ele diz ter "sigilo profissional" ao jogar suas ilações no ar, e ele não gostou de ser questionado por mim durante sua estadia na Cassi, eu também tenho que respeitar o sigilo profissional, mas tenho muita documentação guardada por questionar as práticas desse sujeito contra eleitos e suas áreas. Mas ele tinha uma certa preferência por inviabilizar as áreas afetas a mim e a diretora anterior de Planos de Saúde.

--------------------------------------------------
Enfim, se nas redes sociais em véspera da votação da Cassi o sujeito ex auditor está me atacando é bom sinal, porque eu nunca compactuei com amigos e simpatizantes de patrão nas lutas entre capital e trabalho.
--------------------------------------------------

Já salvei as imagens das ilações feitas por esse sujeito nas redes sociais. Podem acreditar, esse sujeito é impiedoso com as pessoas e trabalhadores nas posições menos importantes na pirâmide social e nos locais de trabalho, mas adora agraciar e puxar o saco dos patrões bem ao estilo capataz de casa-grande.

Senhor Xavier, obrigado pela deferência! Suas ilações contra mim é sinal que estou do lado certo, do lado dos trabalhadores, dos associados, e das pessoas das primeiras escalas da pirâmide social, como aquelas que o senhor não pensou duas vezes ao tentar prejudicar para proteger gestores na entidade em que trabalhou. Mas, felizmente, consegui reverter as injustiças que seriam praticadas a partir de seu dedo de amigo da casa-grande.

Essa estratégia de lançar ilações contra candidaturas em vésperas de votações é uma prática que vem sendo adotada por pessoas e grupos inescrupulosos e que não respeitam a política e os processos democráticos. Fiquem atentos colegas associados da Cassi.

Para ler uma síntese de nossa atuação na Diretoria de Saúde da Cassi, peço que leiam um dos textos de balanço que fizemos (AQUI) e ajudem a divulgar a verdade. 

A VERDADE vai vencer as ilações feitas para interferir em eleições.

William Mendes
Diretor de Saúde da Cassi e candidato a Diretor de Saúde pela Chapa 1 Em Defesa da Cassi

Nenhum comentário: